Cabelo,  Lifestyle

Champo sem sal? Sim ou Não?

Olá a todas, como estão?
Hoje venho-vos falar de champos sem sal, é um tema que cada vez é mais falado e muito contoverso porque existem imensas explicações que por vezes são muito confusas para quem vai ao supermercado procurar um champo sem sal.

É muito comum vermos algum marketing associado aos produtos sem sal, penso que a ideia de um produto não ter sal quando falamos de um champo soe quase tão bom como quando falamos de comida, mas será de facto um produto sem sal? e será de facto o sal um inimigo público do cabelo?

É muito comum os champos mais tradicionais conterem sulfato de sódio, que é nada mais nada menos que um SODIUM Laureth Sulfate, muito fácil de encontrar em champos, detergentes etc e a verdade é que este componente está directamente relacionado com o sal, porem não é sal de cozinha puro…

Confuso? Não é, na verdade é quimica meramente. 

Então aquilo que nos conhecemos como sal de cozinha, é nada mais nada menos que o SODIUM Chloride, o cloreto de sódio, este é muitas vezes associado aos champos para espessar e ajudar a fazer espuma. Por isso é que é comum encontrarmos rotulos que dizem « SEM sal *» « Sem adição de sal» geralmente refere-se a este cloreto de sódio.

No entanto uma grande maioria dos champos que são sem sal, contém o sulfato de sódio, ou seja, apesar de não ser adicionado o sal está lá na formula do champo.

Porém, estes champos sem adição de sal a mim parecem-me uma melhor opção! Ok pode conter um bocadinho de sal mas não é preciso adicionarem mais :p

Mas afinal porquê que o sal é prejudicial? 

O sal, tal como acontece na água do mar, está associado ao ressecamento dos fios,  e alguns estudos demonstram que a longo prazo pode ser um dos responsáveis pela calvice.

Então, como eu não vejo nenhum beneficio do sal no meu cabelo decidi abolir dos meus champos, a verdade é que não foi uma transição dificil para mim e se de facto não prejudicar tanto o meu cabelo melhor ainda!

Conheciam o sal desta forma? 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

clear-fix">