5 Dicas para Cabelos Encaracolados e Crespos

Cuidar de cabelos com ondas e caracóis não é de todo uma tarefa fácil, mas existem algumas dicas que certamente vão tornar os rituais de cuidado algo mais simples e aumentar a saúde dos cabelos.

Para isso separei 5 cuidados para quem procura um cabelo mais bonito e saudável:

♥ Lavar com cuidado

A lavagem é o cuidado mais básico que podemos dar ao nosso cabelo mas não deixa de ser um ponto essencial.
É neste momento que devemos ter particularmente cuidado com os nossos fios, pois molhados é mais fácil quebra-los.
A massagem no couro cabeludo deve ser feita sempre com a ponta dos dedos evitando passar as unhas próximo da raiz dos fios, o champo que utilizar deve ser adequado ao tipo de cabelo sendo os cabelos encaracolados são naturalmente mais secos, por norma prefiro champos mais hidratantes mas aqui é um critério mais pessoal.
Durante a lavagem é importante lavarmos só o couro cabeludo, não há necessidade de aplicar champo no comprimento pois só vai deixar as pontas do cabelo ressequidas, ao enxaguar a água leva os restos do champo pelo comprimento é o suficiente para o manter limpo.

 

♥ Fazer máscaras e tratamentos regularmente

Além de só fazer hidratação, os cabelos encaracolados e crespos são os que mais precisam de equilíbrio, para este tipo de cabelo há necessidade aplicar o conceito do cronograma capilar, quer seja de forma organizada e consistente quer seja simplesmente ir variando máscaras de forma a garantir que o cabelo recebe hidratação, nutrição e reconstrução.
As proteínas e os nutrientes são importantes para manter a elasticidade normal do cabelo e repor as suas necessidades mais básicas.

♥ Utensílios adequados ao tipo de cabelo

Quer seja escova ou pente, é muito importante que seja o indicado para o tipo de cabelo.
Existem escovas indicadas para cabelos finos e frágeis e existem outras que são indicadas para cabelos mais densos. Independentemente do tipo de cabelo a escova certa importa e muito, ajuda a evitar quebra dos fios e pode facilitar imenso na hora de pentear.

♥ Secar com cuidado

A hora de secar os fios é também crucial, o ideal seria não secar mas como nem sempre temos tempo de deixar o cabelo secar ao natural e vir para a rua com ele ainda húmido ou adormecer assim é uma péssima decisão por tanto a dica é usar sempre um bom protetor de calor e secar com o difusor, de forma delicada, sem exageros na temperatura nem expor a mesma mecha demasiado tempo ao calor do secador.

♥ Optar por penteados simples

É de lembrar que quanto mais complexo é um penteado mais difícil é de preparar e de retirar, este processo pode ser bastante agressivo para estes tipos de cabelo por isso requerem cuidados especiais. Sugiro sempre penteados mais simples, que não deixam de ser bonitos e elegantes e que não ponham em causa quebrar o cabelo, secar o cabelo, causar algum tipo de pressão sobre o couro cabeludo causando lesões…

São 5 dicas muito simples mas que se bem aplicadas podem fazer toda a diferença para o cabelo.

Deixa um comentário simpático