CUIDADOS A TER COM O CABELO DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL COVID-19

Desde que entramos em estado de emergência muitas pessoas estão fechadas em casa de quarentena, algumas em teletrabalho, outras a cuidar dos filhos e outras simplesmente sem poder exercer as suas funções. Apesar disto não podem em momento nenhum facilitar nos cuidados capilares nem aventurarem-se por caminhos desconhecidos.

Para facilitar o processo distanciamento social e evitar desgraças capilares decidi separar alguns cuidados para quem vai regressar agora à rotina e outros para quem se vai manter pelo teletrabalho:

NÃO COMETER LOUCURAS
Devido ao fecho dos salões e centros de estética pintar e cortar o cabelo em casa passou a ser uma opção para algumas pessoas no entanto isso não é sensato nem seguro a não ser que tenham experiência e saibam o que estão a fazer.
Por muito simples que as tintas de supermercado possam parecer a linha que separa os bons resultados de um cabelo destruído é muito ténue, pelo que eu não recomendo nem sou de todo apologista de pintar o cabelo em casa, muito menos com tintas de supermercado.

Se já costumas pintar o teu cabelo em salão ou até tens algum tipo de química como um alisamento ou permanente sabe que o teu cabelo já é um cabelo mais frágil e que requer maiores cuidados e as tintas de supermercado não estão prontas para isso…
Podes acabar por ficar com o cabelo todo estragado, podes ficar com uma cor nada uniforme pois as tintas de supermercado não pegam por todo igual no cabelo, a parte que não tem nenhum tipo de coloração vai ficar de uma cor e o restante de outra. Um exemplo simples: é como misturar guaches, se tens um guache vermelho e misturas num branco o resultado não será o mesmo que misturares por cima de um amarelo.
Se tens mesmo de estar apresentável opta por aqueles sprays que saem nas lavagens e deixa de lado as tintas, porque não, elas não saem nas lavagens.

Cortar o cabelo pode ser igualmente catastrófico no entanto o cabelo cresce e é mais fácil que corrigir, mas ainda assim se não tens experiência esta não é uma boa altura para testares pois os salões vão reabrir nos próximos dias mas só vão atender por marcação e provavelmente vão ter muita procura!

DESEMBARAÇA O TEU CABELO
A quarentena é de facto uma boa altura para relaxar e não lavar o cabelo tantas vezes, ou até evitar alguns produtos capilares mais agressivos.
Esta dica é essencial para a #teamCurvyHair, se o teu cabelo é ondulado, encaracolado ou crespo ficar com ele preso o dia todo ou não o desembaraçar durante alguns dias pode ser ainda mais agressivo que se o fizesses pois vais facilitar a que ele ganhe nós, se parta ou até acumule alguma tensão no couro cabeludo.
Este tipo de cabelo precisa de um maior cuidado pois tende a ficar seco e ganhar nós mais facilmente, por isso mesmo sem sair de casa o teu cabelo precisa de alguma atenção no dayfter, um gesto simples como humedecer as mãos e tirar nós, aplicar algum sérum ou óleo vegetal vai ajudar imenso o teu cabelo a manter-se bonito e saudável durante este período.

HIDRATA, NUTRE, RECUPERA
Por muito que queiras aproveitar estes dias, pode ser uma ótima altura para começar ou melhorar o teu cronograma capilar. Mimar o teu cabelo e dar-lhe tudo o que ele precisa pode ser uma excelente forma de tornar este tempo fechada em casa em algo útil. Se quiseres saber mais sobre cronograma capilar podes ver este vídeo ou consultar este site: https://cronogramacapilarpt.pt/

CONTINUA O CUIDADO DO TEU CABELEIREIRO
Se tens madeixas loiras ou algum tipo de coloração não deixes de continuar os trabalhos de casa, por muito que não saias tanto o teu cabelo pode começar a perder a cor ou no caso das madeixas ganhar tons amarelados que ninguém gosta. Adiares esses cuidados básicos pode dificultar e muito o teu trabalho quando chegar a hora de regressar a rotina, não deixes de usar o teu champô roxo ou a tua máscara de cor.

UTILIZA UM CHAMPÔ LOW POO
Uma vez que o teu cabelo não está exposto a tanta sujidade como no dia-a-dia uma forma de minimizar as agressões ao teu cabelo é intercalar com o teu champô habitual um champô low poo (com agentes de limpeza menos agressivos). O seu uso intercalado com um champô com sulfatos fortes, os champôs que habitualmente usamos, não obrigada a que sigas uma rotina no poo ou low poo, simplesmente não faz uma limpeza tão profunda ao teu cabelo que muito provavelmente não precisa dessa lavagem mais agressiva como precisa quando está exposto a poluição e outros agentes externos como gordura de uma cozinha, ar condicionado etc.

SE POSSÍVEL LAVA O CABELO SEMPRE QUE REGRESSAS A CASA
O cabelo pode ser um excelente aliado do vírus e facilitar a propagação do mesmo, por isso é de extrema importância lavar o cabelo sempre que regressas a casa. Se fores para um supermercado ou uma superfície onde vás estar em contacto com mais pessoas é também uma boa dica prender o cabelo e soltar apenas depois da lavagem.

Espero que estas dicas te sejam úteis e facilitem o regresso à rotina apesar do distanciamento social!